Visualizações de páginas da semana passada

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Simplicidade e pureza = Ambiente minimalista

Por Ana Carolina Izi


Paredes claras poucos objetos e móveis clean o minimalismo em todos os detalhes





Quando pensamos em decoração minimalista o primeiro passo é preservar o ambiente e utilizar a iluminação onde a decoração será produzida, esses elementos são essenciais para obter esse estilo. A regra principal é a organização, pois dessa maneira tudo fica em seu lugar, para que dessa forma o espaço possa ser mais bem aproveitado e os objetos terão um lugar só seu.
Nos ambientes minimalistas as linhas são simples e estreitas, geralmente as janelas e portas são de madeira lisa e o chão revestido e polido. Nos armários pinturas lisas e simples, isso ocorre porque no estilo minimalista o menos é mais.
As cores utilizadas ficam entre o preto e o branco e outros tons neutros, como o azul, verde e o cru. As cores mais claras são utilizadas para dar mais claridade e aumentar o ambiente.

Móveis claros para aumentar o ambiente




A mobília geralmente clean, tem que contrastar com as cores utilizadas nas paredes, pois as cores mais vibrantes nessa decoração acabam por trazer perturbação ao ambiente e isso no minimalismo tira a dramaticidade do local. As gavetas também podem não ter puxadores ou serem trocadas por gavetas de correr para o espaço ser admirado como um todo, sem ruídos na decoração.
Os objetos da sala não são expostos são guardados. Exceto objetos puros como, por exemplo, uma escultura autêntica e simples, um vaso com uma orquídea e quadros, sempre no mesmo estilo da decoração. Já na cozinha os eletrodomésticos podem ficar expostos, sempre organizados em uma banqueta de mármore, simples e elegante.
No estilo minimalista as luzes são embutidas para não contrastar com o espaço clean do ambiente. Não são utilizadas texturas e os tapetes são lisos e suaves, resguardados para o quarto do casal. Também não há cortinas, neste estilo a luz natural é bem aproveitada.
Os objetos que oportunamente aparecem sem ofuscar o minimalismo do ambiente, geralmente são livros utilizados no dia a dia, sempre deixando claro, que o ambiente minimalista deve ter o espaço suficiente para ser admirado. 
Enfim, no minimalismo as formas mais puras e cândidas são usadas sem medo, os materiais são simples, como madeira, inox, granito, formas geométricas usadas em poucas porções, para proporcionar uma decoração sofisticada e ao mesmo tempo simplista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário